ÚLTIMAS DO MUNDO
Sem notícias de Mundo no momento.
Ver tudo em Mundo
EXPLORE POR CATEGORIA
Voltar para início
Brasil

Prefeitura de Campo Grande padroniza protocolo de risco para queda de árvores com instituto paulista

Treinamento unifica critérios entre Defesa Civil, Bombeiros e gestão de infraestrutura para evitar intervenções desnecessárias no patrimônio arbóreo da capital.

O manejo do patrimônio arbóreo em áreas urbanas de Campo Grande passa por uma revisão de protocolos institucionais nesta semana. A administração municipal iniciou um programa de capacitação focado no diagnóstico de risco de queda de árvores, buscando fundamentar as ações preventivas em critérios técnicos unificados para a zeladoria da cidade.

A iniciativa pretende profissionalizar a forma como o município lida com a manutenção de sua flora urbana. Para isso, a formação desenvolvida combina abordagens teóricas e operações práticas, direcionadas estritamente aos profissionais que já atuam no setor de arborização da capital sul-mato-grossense.

A condução técnica do curso foi delegada a especialistas de fora do estado. Técnicos e pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) assumiram a instrução das equipes locais. O foco da metodologia paulista é garantir que a identificação de ameaças de queda e o mapeamento de fragilidades estruturais nos troncos sejam feitos com maior precisão, balizando a adoção de medidas de contenção.

O ponto central da estratégia é a integração de linguagens e procedimentos operacionais entre as diferentes esferas do atendimento público municipal e estadual. Em vez de concentrar o conhecimento apenas na gerência de arborização, o Executivo municipal inseriu no treinamento as equipes gerais de infraestrutura, os agentes da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Membros da comunidade acadêmica também participam do processo, com o propósito de consolidar uma rede de atuação conjunta para cenários de emergência causados por intempéries climáticas.

Para a administração municipal, o rigor na avaliação inicial é o que garante a efetividade do trabalho nas ruas. “A capacitação é fundamental para garantir que nossas equipes estejam preparadas para identificar riscos de forma técnica e precisa, permitindo intervenções mais seguras e eficientes”, destacou a gerente de Arborização, Dayane Zanela.

A aproximação interinstitucional também tenta resolver um problema crônico da gestão ambiental em ambientes urbanos: o corte errático. O pesquisador do IPT, Sérgio Brazolin, explicou que a dinâmica de trabalho exige cooperação. “Esse é um trabalho que envolve diferentes instituições. O objetivo é alinhar critérios e aprimorar o olhar técnico, evitando intervenções desnecessárias e garantindo mais segurança para a população e para as árvores”, afirmou.

Ao centralizar a doutrina de avaliação de risco sob a metodologia de um instituto de pesquisa com histórico de atuação nacional, o município tenta minimizar as falhas de diagnóstico preventivo antes que os incidentes se tornem ameaças à infraestrutura viária e à população.


BRTimes — Jornalismo com independência e responsabilidade.

Anuncie aqui Alcance leitores em todo o Brasil. Fale com o comercial do BR Times.
ÁrvoresBombeirosCampo GrandeDefesa CivilQueda de Árvores
Compartilhar: