Data: 30 de julho de 2025
Por: Redação BR Times
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi oficialmente incluído em uma lista internacional de sanções com base na Lei Magnitsky, legislação que permite a punição de autoridades estrangeiras por supostas violações de direitos humanos e corrupção. A medida foi anunciada nesta terça-feira (30), por autoridades do governo norte-americano.
Com a sanção, o ministro passa a ter restrições de natureza financeira, patrimonial e diplomática. Isso inclui o bloqueio de eventuais bens e ativos sob jurisdição dos Estados Unidos, além da proibição de entrada no país. A aplicação da Lei Magnitsky ocorre de forma individual, sem envolver o Estado brasileiro como um todo.
A decisão gera repercussões significativas no campo da diplomacia, da justiça internacional e da política nacional. Especialistas discutem os possíveis impactos para a imagem do Judiciário brasileiro no exterior, bem como os efeitos sobre as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.
Até o momento, não houve manifestação oficial do Supremo Tribunal Federal ou do ministro sobre a medida. A assessoria de relações exteriores do Itamaraty também não se pronunciou.
A Lei Magnitsky foi criada para responsabilizar agentes públicos por abusos de poder ou enriquecimento ilícito, e já foi aplicada a autoridades de diversos países. No caso brasileiro, essa é a primeira vez que um ministro da mais alta corte figura em uma lista desse tipo.
O episódio abre um novo capítulo nas tensões entre instituições brasileiras e governos estrangeiros, em um contexto de crescente debate sobre liberdade de expressão, separação de poderes e o papel do Judiciário na democracia.