ÚLTIMAS DO MUNDO
Sem notícias de Mundo no momento.
Ver tudo em Mundo
EXPLORE POR CATEGORIA
Voltar para início
Atualidades

Passageiros de ônibus de São Paulo têm até esta segunda para recarregar Bilhete Único e congelar tarifa em R$ 5,00

Quem realizar a recarga até às 23h59 de hoje (5) poderá utilizar os créditos com o valor antigo por até seis meses; nova tarifa de R$ 5,30 entra em vigor nesta terça-feira (6).

Os passageiros de ônibus da capital paulista que utilizam o Bilhete Único têm até às 23h59 desta segunda-feira (5) para garantir o valor atual da tarifa de R$ 5,00 por até 180 dias. A partir da meia-noite desta terça-feira (6), o valor da passagem será reajustado em R$ 0,30, subindo para R$ 5,30.

De acordo com as regras estabelecidas pela Prefeitura de São Paulo, cada usuário do Bilhete Único comum pode carregar até R$ 500,00 (o equivalente a 100 tarifas) em seu cartão. Esses créditos continuarão sendo debitados pelo valor antigo (R$ 5,00) até que o saldo se esgote ou pelo prazo máximo de seis meses.

Para os usuários da modalidade Vale-Transporte, o limite de recarga acumulada é maior, chegando a R$ 1.000,00. Quem efetuar a carga dentro deste limite até o fim do dia de hoje também terá o valor de R$ 5,00 assegurado por 180 dias.

Além dos ônibus municipais, o transporte sobre trilhos também ficará mais caro. As tarifas de trens e Metrô, geridos pelo governo estadual (gestão Tarcísio de Freitas), sofrerão reajuste na mesma data (6 de janeiro), passando de R$ 5,20 para R$ 5,40.

Justificativas e Inflação

O aumento de 6% na tarifa de ônibus foi definido no dia 29 de dezembro pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), após reunião com secretários das áreas de transporte e orçamento. A gestão municipal argumenta que o reajuste ficou abaixo do IPC-Fipe Transporte Coletivo acumulado no ano, que foi de 6,5%.

No entanto, o índice de 6% supera a inflação oficial acumulada nos últimos 12 meses medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE, que registrou 4,46% até novembro.

“Por cinco anos, de 2020 a 2025, houve uma única atualização e, ainda assim, abaixo da inflação. Atualmente, a capital tem uma das menores tarifas da Região Metropolitana de São Paulo e uma das mais baratas do país, considerando também que o valor dá a possibilidade de o passageiro utilizar até quatro ônibus no período de três horas com o Bilhete Único”, defendeu a gestão Nunes em nota.

Desequilíbrio nas Contas e Subsídios Bilionários

O reajuste já havia sido sinalizado pelo prefeito Ricardo Nunes em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no início de dezembro. Na ocasião, ele citou a necessidade de “manter o equilíbrio” financeiro do sistema.

O custo para manter os ônibus rodando na cidade disparou. Até outubro de 2025, os gastos das empresas operadoras subiram mais de R$ 492 milhões, enquanto a arrecadação com tarifas cresceu apenas R$ 410,3 milhões no mesmo período. Essa diferença obrigou a prefeitura a aumentar o repasse de dinheiro público (subsídio).

Em 2025, o custo total do sistema atingiu a marca de R$ 10,34 bilhões, mas a arrecadação com passagens foi de apenas R$ 4,3 bilhões. O subsídio municipal ultrapassou o recorde de R$ 6 bilhões no ano — valor que deve aumentar ainda mais com o fechamento dos meses de novembro e dezembro.

Outro fator de pressão é a revisão quadrienal dos contratos com as empresas de ônibus. Um estudo da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) indica que essa revisão encarecerá os custos do sistema em pelo menos 9,88% a partir de 2026.

Aumento também na Grande São Paulo

O reajuste não se restringe à capital. Cinco municípios da Grande São Paulo, integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (CIOESTE), também elevaram suas tarifas de ônibus de R$ 5,80 para R$ 6,10, valendo já a partir de hoje, 5 de janeiro.

As cidades afetadas são:

  • Osasco (Prefeito Gerson Pessoa – Podemos)
  • Barueri (Prefeito Beto Piteri – Republicanos)
  • Carapicuíba (Prefeito José Roberto – PSD)
  • Jandira (Prefeito Doutor Sato – PSD)
  • Itapevi (Prefeito Marcos Godoy “Teco” – Podemos)

O aumento de 5,2% nessas cidades também ficou acima da inflação oficial (IPCA). Em comunicado conjunto, os prefeitos justificaram que a decisão foi técnica, visando a recomposição dos custos operacionais para manter a qualidade e segurança do serviço.

Contexto Econômico: Inflação de 2025

Dados do IBGE divulgados em 10 de dezembro mostram que o IPCA de novembro ficou em 0,18%, ligeiramente abaixo das projeções do mercado (0,20%). No acumulado do ano, a inflação oficial está em 3,92%. Nos últimos 12 meses, o índice fechou em 4,46%, dentro do teto da meta estabelecida pelo Banco Central (4,5%). Este foi o menor índice para um mês de novembro desde 2018.

Anuncie aqui Alcance leitores em todo o Brasil. Fale com o comercial do BR Times.
Bilhete ÚnicoMetrôPassagemSão PauloTarifa Ônibus
Compartilhar: