Paciente de 37 anos apresenta quadro grave e está isolado no Instituto Emílio Ribas; OMS classifica surto africano como emergência internacional
São Paulo — A Secretaria de Estado da Saúde paulista registrou neste sábado (30) a internação de um homem de 37 anos com sintomas compatíveis com o vírus ebola. Natural da República Democrática do Congo, o paciente encontra-se em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital do estado.
O quadro clínico é classificado como grave pelo Ministério da Saúde. O homem, que viajou recentemente ao seu país de origem, procurou o sistema médico inicialmente em uma Unidade de Pronto Atendimento sob a suspeita de malária. Diante de sintomas de desorientação e diarreia, o paciente foi intubado e imediatamente transferido para a unidade de referência em doenças infecciosas.
A atenção das autoridades deve-se ao fato de o Congo ser atualmente o epicentro de um surto ativo da cepa Bundibugyo do ebola, situação classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de interesse internacional. Trata-se de uma variante com taxa de letalidade estimada entre 30% e 50%, sem disponibilidade atual de vacina ou medicamento específico.
Os números refletem a gravidade da crise sanitária na região africana. Até sexta-feira (29), o balanço da OMS indicava 906 casos suspeitos e 223 mortes sob investigação na República Democrática do Congo. Há, além disso, 125 infecções confirmadas e 17 mortes atestadas nas províncias de Ituri, Kivu do Norte e Kivu do Sul. O vírus também já cruzou fronteiras, com Uganda registrando nove casos e um óbito.
BRTimes — Jornalismo com independência e responsabilidade.

