ÚLTIMAS DO MUNDO
Sem notícias de Mundo no momento.
Ver tudo em Mundo
EXPLORE POR CATEGORIA
Voltar para início
Política

Trump é o maior fascista do século 21”, diz Edinho Silva com aplauso de Lula, que propõe nova moeda contra o dólar

Por Redação | BR Times – 4 de agosto de 2025

Em mais um episódio polêmico que escancara o viés ideológico do Partido dos Trabalhadores, o novo presidente do PT, Edinho Silva, causou forte repercussão ao declarar que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é “o maior fascista do século 21”. A fala, feita em um evento partidário em Brasília, foi imediatamente aplaudida por Lula, que complementou com um discurso controverso sobre a criação de uma nova moeda para “superar a dependência do dólar”.

No mesmo palanque, Lula exaltou a ideia de um sistema financeiro alternativo liderado por países como China, Rússia e Irã, propondo um bloco internacional que crie uma moeda própria — à margem do sistema dolarizado. “A hora de romper com o domínio americano chegou”, disse o presidente, num tom que deixou diplomatas e investidores em alerta.

A fala de Edinho Silva não foi um deslize isolado. Ao chamar Trump de fascista, o novo comandante petista assume publicamente um tom beligerante contra o conservadorismo global, demonstrando alinhamento direto com regimes autoritários e movimentos de esquerda radical pelo mundo. O ataque direto ao ex-presidente americano pode acirrar ainda mais a tensão com os Estados Unidos, especialmente em meio à possibilidade real de Trump retornar à Casa Branca em 2025.

Já Lula, ao propor uma “nova moeda internacional”, desmerecendo o dólar, reforça a guinada do Brasil rumo a uma política externa ideológica e desconectada dos principais centros econômicos mundiais. A proposta foi recebida com preocupação por economistas, que alertam para o risco de desvalorização do real, fuga de capitais e enfraquecimento das relações comerciais com países ocidentais.

A oposição reagiu com indignação. Parlamentares classificaram o episódio como um “festival de irresponsabilidades”. O senador Rogério Marinho (PL-RN) afirmou: “O Brasil está sendo conduzido por lunáticos que querem destruir nossas relações diplomáticas e econômicas com o mundo livre”.

Com Edinho no comando do PT e Lula no comando do país, o Brasil parece embarcar de vez em um projeto de isolamento ideológico, hostilidade ao Ocidente e submissão a potências antidemocráticas. Tudo isso sob aplausos internos e silêncio constrangedor dos aliados internacionais.

O que está em jogo, agora, é muito mais que um discurso polêmico: é a credibilidade do Brasil no cenário global.

Anuncie aqui Alcance leitores em todo o Brasil. Fale com o comercial do BR Times.
DólarDonald TrumpEdinho SilvaLula
Compartilhar: