ÚLTIMAS DO MUNDO
Sem notícias de Mundo no momento.
Ver tudo em Mundo
EXPLORE POR CATEGORIA
Voltar para início
Política

Campo Grande sedia encontro nacional de prefeitas e promove avanço nas políticas de gênero

16 de julho de 2025 | Política | Geral

Pela primeira vez fora de Brasília, a Comissão Permanente de Prefeitas da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) será sediada em Campo Grande (MS). O encontro, que ocorrerá em agosto, tem como tema central o fortalecimento da governança feminina e a construção de políticas públicas com foco em gênero, inclusão social e desenvolvimento estruturante.

Intitulado “Elas Governam”, o evento integra as celebrações dos 126 anos da capital sul-mato-grossense e representa uma virada simbólica e prática no protagonismo das mulheres à frente da administração pública municipal.

Liderança de Adriane Lopes

À frente da organização está a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), reeleita para o mandato 2025-2028 e atual 3ª vice-presidente da FNP — cargo conquistado por unanimidade em abril deste ano. Adriane é a primeira mulher eleita prefeita da capital e tem conduzido uma gestão marcada pela expressiva participação feminina: atualmente, 42% dos cargos de primeiro escalão da prefeitura são ocupados por mulheres.

Para a gestora, o encontro é um marco:

“Quando as mulheres ocupam espaços de poder, estão abrindo caminho para outras. A presença feminina na política não é episódica, é um direito em exercício constante. Campo Grande hoje representa esse movimento nacional”, afirmou.

Por que o evento é estratégico?

Criada em 2023, a Comissão Permanente de Prefeitas da FNP tem como objetivo fomentar a cooperação entre gestoras municipais, ampliar o apoio técnico às lideranças femininas e estimular a formulação de políticas públicas mais sensíveis às demandas das mulheres.

Apesar de representarem mais da metade da população brasileira, as mulheres comandam apenas 13% das prefeituras do país — 727 entre 5.569 municípios. Entre as cidades mais influentes da federação (segundo critérios da própria FNP), somente 48 têm mulheres na chefia do Executivo.

Temas em debate

Durante o encontro, prefeitas, secretárias municipais e especialistas debaterão temas como:
• Orçamento sensível a gênero
• Políticas de cuidado e valorização do trabalho doméstico
• Empreendedorismo feminino com foco em inclusão social
• Justiça climática e seus impactos sobre mulheres e meninas

A programação conta com o apoio de instituições de destaque, como ONU Mulheres, Sebrae, Instituto Alziras e o programa federal +Iguais, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Construção de uma rede permanente

O evento marca o início de uma mobilização permanente da FNP para estabelecer uma rede de apoio entre lideranças femininas no executivo municipal, com foco na qualificação da gestão pública e no fortalecimento da representatividade feminina nos espaços de decisão.

Ao final do encontro, será apresentado um relatório com resoluções e propostas práticas, com potencial de nortear políticas públicas, projetos de lei e programas nacionais voltados à equidade de gênero no poder público.

Campo Grande no centro das decisões

Com a realização do “Elas Governam”, Campo Grande se consolida como referência nacional na articulação de políticas públicas inclusivas e na valorização da liderança feminina. A presença da cidade no centro das decisões da FNP reforça uma tendência crescente: o protagonismo das mulheres na transformação da administração pública brasileira.

Anuncie aqui Alcance leitores em todo o Brasil. Fale com o comercial do BR Times.
Adriane LopesCampo GrandeMato Grosso do SulMulheres na PolíticaPrefeitura
Compartilhar: