O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) lançou o novo aplicativo “Meu Detran MS”, que reúne em um único ambiente digital os principais serviços oferecidos pelo órgão. A nova ferramenta tem o objetivo de modernizar o atendimento e ampliar a comodidade ao cidadão, permitindo que grande parte das demandas sejam resolvidas diretamente pelo celular.
Para o diretor-executivo do Detran-MS, João César Mattogrosso, o principal objetivo do aplicativo foi facilitar ao cidadão o acesso aos serviços e reduzir a necessidade de deslocamento até as agências.
“Nos inspiramos em modelos de excelência internacional, como a Estônia, que é referência mundial em governo digital. A ideia é oferecer praticidade, agilidade e comodidade, para que as pessoas possam resolver as demandas sem precisar sair de casa.”
A população tem aceitado muito bem a nova ferramenta que, em menos de um mês, já se aproxima de 50 mil downloads. Os cidadãos têm relatado satisfação com a praticidade e com a centralização dos serviços em um só lugar.
Atualmente, o aplicativo disponibiliza consultas de veículos e habilitação, emissão de boletos de licenciamento, agendamentos de atendimentos e acompanhamento de processos em andamento. Mais funcionalidades estão em desenvolvimento e vão ser lançadas gradualmente, como por exemplo, a Transferência Digital, o Primeiro Emplacamento, o Desembaraço Veicular, a Identificação do Infrator e até Recurso de Multas poderão no futuro ser feitas pela nova ferramenta.
O diretor-executivo, João César, destaca que a ferramenta não substitui o atendimento presencial, e sim complementa.
“O aplicativo é uma opção adicional para quem busca conveniência. Quem preferir o atendimento físico vai continuar sendo atendido normalmente nas agências do Detran-MS.”
Além do novo aplicativo, o Detran-MS mantém outros canais digitais de atendimento ao cidadão, como o Portal de Serviços Meu Detran e a assistente virtual Glória, pelo telefone (67) 3368-0500 que atende via WhatsApp.
Com mais essas ferramentas lançadas, o Detran-MS reforça o compromisso com a inovação e eficiência na gestão pública, aproximando o órgão da população e facilitando o acesso aos serviços de forma digital e segura. Além de ir ao encontro das plataformas de governo de Mato Grosso do Sul que é ter um Estado próspero, inclusivo, verde e digital.
