Solenidade uniu líderes religiosos e autoridades políticas; prefeito Marçal Filho destacou o resgate do orgulho douradense e o bispo Dom Henrique recebeu placa comemorativa.
A celebração do 90º aniversário de Dourados foi marcada por um ato de reconhecimento histórico e espiritual. Durante a solenidade festiva, a Prefeitura prestou uma homenagem especial à Catedral Imaculada Conceição, instituição que compartilha a mesma idade do município, tendo sido fundada em 20 de dezembro de 1935, ano da emancipação político-administrativa da cidade.
Em um gesto simbólico, o prefeito Marçal Filho entregou uma placa comemorativa ao Bispo Diocesano, Dom Henrique Aparecido de Lima. A honraria destaca a igreja como uma “referência de fé e fraternidade” que nasceu junto com o município, parabenizando a todos que contribuíram para essa trajetória de esperança e solidariedade.

Bênçãos Ecumênicas e Discursos de Unidade
O evento promoveu a união entre diferentes lideranças religiosas. A abertura contou com as bênçãos do pastor Adriano Vieira, presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Dourados (Conped).
“Quero parabenizar toda comunidade católica pelos 90 anos da Catedral, um símbolo da nossa cidade e um marco de fé”, declarou o pastor, que também elogiou o clima de otimismo da população, afirmando ver o “povo sorrindo e voltando a ter esperança”.
Na sequência, Dom Henrique Aparecido de Lima conduziu suas bênçãos, comparando a cidade à extensão do lar de cada cidadão. “Nós gostamos da nossa casa, não gostamos? O município, a cidade, tudo que nos envolve também é nossa casa”, refletiu o bispo, citando o Papa Francisco e o conceito de zelo pela “casa comum”, incentivando a população a cuidar do ambiente urbano e das relações interpessoais.

Apoio Político e Resgate da Autoestima
Representando a bancada federal, o deputado Rodolfo Nogueira enfatizou o resgate do protagonismo político de Dourados. Único deputado federal residente no município, Nogueira destacou a importância de ter um representante local em Brasília para garantir emendas e recursos, lamentando o período em que a cidade ficou sem representatividade na Câmara Federal.
“Como é bom ver o povo de Dourados voltar a sorrir novamente”, disse o deputado, elogiando a gestão atual por estar “mais presente e preocupada em cuidar da cidade”.
Compromisso com o Futuro
Ao encerrar a solenidade, o prefeito Marçal Filho reforçou seu vínculo pessoal com a cidade onde nasceu e cresceu. Ele definiu seu papel de gestor não como dono da propriedade, mas como alguém responsável pelo cuidado.
“Ninguém joga lixo dentro de casa. Por isso queria que cada douradense se sentisse dono da cidade e ajude a cuidar de Dourados”, afirmou o prefeito.
Marçal destacou que, para além das obras físicas realizadas no ano, o maior feito de sua administração foi devolver a autoestima à população. “Trabalho para que Dourados não seja apenas a segunda maior cidade do Estado, mas para que seja a melhor cidade de Mato Grosso do Sul para se viver”, concluiu.
O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita Gianni Nogueira, secretários municipais e vereadores, encerrando-se com votos de Feliz Natal e um apelo para que o sentido cristão da data seja lembrado.
